10/04/2019

Agência Nacional de Águas lança aplicativo para monitorar volume de chuva e nível de rios

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o aplicativo Hidroweb Mobile, onde é possivel acessar dados coletados pelas mais de 3 mil estações hidrometeorológicas sob responsabilidade da ANA no Brasil inteiro. O aplicativo disponibiliza acesso a plataformas de dados agrupadas por proximidade, com suas localizações exatas e informações do local de observação.

É possível visualizar o mapa com imagem de satélite e localizar as estações mais próximas dos usuários de dispositivos móveis, além de um filtro para pesquisar estações por tipo (pluviométrica ou fluviométrica), estado, município, bacia hidrográfica, rio, entidade responsável ou operadora de cada ponto de coletas de dados (PCDs). Também é possível acessar os dados acumulados por cada estação, como volume de chuva, nível e vazão de cada curso de água monitorado pela ANA.

O usuário pode marcar suas estações favoritas e retornar posteriormente à consulta, sem necessidade de realizar uma nova busca a cada acesso.

O Hidroweb Mobile também contém vídeos sobre o monitoramento hidrometeorológico e de eventos realizado pela ANA, como o debate sobre a cobrança pelo uso da água, outorga de direito de uso de recursos hídricos, entre outros. Também há vídeos educativos produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Agência.

O Hidroweb também pode ser acessado nesta página.

Rede Hidrometeorológica Nacional

A ANA monitora os rios do Brasil por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento em todo o País.

Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), de qualidade da água, entre outras.

Para visualizar dados telemétricos (em tempo real) da Rede, acesse http://gestorpcd.ana.gov.br/Mapa.aspx.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis