26/03/2019

Porto Alegre discute novos bairros, Plano Diretor e Censo 2020

Nesta segunda-feira (25), como parte das comemorações dos 247 anos de Porto Alegre, o Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA realizou o V Seminário Porto Alegre em Análise, que reuniu especialistas e profissionais envolvidos na organização e gestão dos espaços urbanos.



O coordenador estadual do Censo Demográfico 2020 do IBGE Cláudio Franco Sant'Anna apresentou o painel "Censo Demográfico IBGE 2020 e a nova base territorial de Porto Alegre - o que esperar de informações e as dificuldades e novidades do processo", onde foram explicados alguns aspectos gerais do processo de recenseamento e detalhes acerca das entrevistas e questionários enviados pelo IBGE.

Em seguida, o supervisor estadual da Base Territorial Marco Antônio Lopes Guimarães aprofundou os conceitos de base territorial e delimitações do setor censitário, demonstrando suas aplicações nos processos de demarcação e georreferenciamento dos bairros da cidade.



A seguir, a arquiteta da Unidade de Informações de Sistemas Geográficos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustetabilidade (SMAMS) Gládis Weissheimer apresentou o painel "Processo de formulação e gestão da Lei 12.112/216 - Lei de Limites de Bairros", onde foi apresentado todo o cronograma do processo de discussão e aprovação da lei que criou novos bairros na cidade e oficializou sua delimitação.

Durante o painel, a arquiteta detalhou os conceitos básicos e os conflitos inerentes ao processo de delimitação de espaços urbanos, apresentando os antecedentes históricos da Lei de Limites de Bairros e esclarecendo dúvidas a respeito dos mecanismos de participação na gestão democrática da proposta. Para acessar os detalhes da lei, clique aqui.




O terceiro painel ficou por conta da arquiteta da Coordenação de Planejamento urbano da SMAMS Vaneska Paiva Henrique, com o painel "Planejamento Urbano - múltiplos olhares na revisão do Plano Diretor em Porto Alegre", que abordou questões referentes à revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. A profissional detalhou as peculiaridades do processo, como a equivalência de demandas e IDHM, e descreveu as ações colaborativas estruturadas promovidas pelo poder público.

O Seminário encerrou-se com a apresentação da coordenadora do ObservaPOA Liane Bayard, que falou brevemente sobre a situação da Lei de Limites de Bairros e suas implicações no cotidiano da cidade nso 30 anos do Orçamento Participativo.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis