Livros

Democracia na América Latina: casos e contribuições para o debate
Organizadores: Luciano Fedozzi, Rodrigo de Souza Corradi e Rodrigo Rangel
O livro reune oito artigos sobre práticas de democracia participativa na América Latina. São textos expressivos de realidades variadas e de conteúdo reflexivo.






Condições de Vida de Porto Alegre 2000 - 2010
Autores: Adriana Furtado,  Beatriz Morem da Costa, Carmen Lúcia Lima, Cidriana Parenza, Liane R. R. G. Bayard N. Germano, Lúcia da Silva Osório, Marco Antonio Macerata, Rodrigo Coster, Rodrigo, Rodrigues Rangel, Simone Ritta dos Santos, Tânia Regina Quintana Rodrigues, Tiago Luis Jantsch, Valeria D. Sartori Bassani.
Resumo: O livro descreve as condições de vida da população nas 17 Regiões de Orçamento Participativo de Porto Alegre, comparando mudanças ocorridas na década de 2000 a 2010 através do estudo de cinco dimensões socioeconômicas.

 

Democracia nas cidades e as grandes transformações urbanas
Organizadores: Adriana Furtado, André Luis Pereira, Cidriana Parenza, Liane Bayard Germano, Rodrigo Coster, Rodrigo Rodrigues Rangel, Valéria D. S. Bassani
Resumo: constitui uma síntese de artigos e de relatos apresentados durante a XII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), realizada em Porto Alegre. É composto por 16 artigos ou relatos, organizados em quatro eixos.

 

Mapa dos Direitos Humanos, do Direito à Cidade e da Segurança Pública de Porto Alegre 2015
Autor: Fernanda Melchionna e Nina Becker, colaboração Raquel Matos e Lara Nasi Ano: 2015.
Resumo: O presente Mapa busca dar sequência ao trabalho iniciado em 2014, com a publicação do Mapa de Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre, visando apresentar os indicadores das violações contra os grupos vulneráveis e os indicadores da violência social, apresenta uma análise sobre a gentrificação social na cidade.

 

 

Contribuições dos Orçamentos Participativos para a provisão e gestão de serviços básicos
Autor: Yves Cabannes
Ano: 2015
Resumo: Analisa o orçamento participativo em 20 cidades de diferentes regiões e examina mais de 20.000 projetos com um valor superior a US$ 2 bilhões, o que demonstra como o OP tem contribuído significativamente para melhorar a provisão e a gestão de serviços básicos, e para trazer inovações na forma como estes são fornecidos e para quem.

 

Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre
Autor: Alberto Kopttike e Fernanda Bassani
Resumo: Com a finalidade de analisar a conjuntura da segurança pública sob todos os ângulos, este relatório tem a intenção de desvendar temas como homicídio, roubo, tráfico de drogas, sistema prisional, sistema sócio-educativo, violência contra a mulher, violência infanto-juvenil, racismo, homofobia, violência contra o idoso e violência à população em situação de rua.


 

Orçamento Participativo de Porto Alegre - Perfil, Avaliação e Percepções do Público Participante
Autor: Milton Cruz, Luciano Fedozzi, Cidriana Tereza Parenza, Carlos Eduardo Gomes Macedo, Adriana Furtado
Ano: 2013
Resumo: o Orçamento Participativo (OP) de Porto Alegre foi responsável pela popularização mundial desse instrumento democrático, e necessita hoje de reflexão permanente sobre os rumos de sua trajetória histórica. Esse é o foco deste livro. O trabalho inclui estudos sobre o número de participantes do OP entre 1990 e 2012, perfil e renovação do público.    
 
 




 
 



  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis