Observatório

            O Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA) disponibiliza uma ampla base de informações georeferenciadas sobre o município de Porto Alegre contribuindo para a consolidação da participação cidadã na gestão da cidade. O georeferenciamento das informações por regiões e bairros tem um papel pedagógico e político fundamental. Trata-se de reforçar a identidade do local, promovendo o sentido de comunidade nas pessoas e nas famílias.
 
             O ObservaPOA disponibiliza também indicadores que sejam capazes de qualificar a gestão participativa (OP, Conselhos Municipais e Governança Solidária Local) a partir de três perspectivas: (1) social – impactos na melhoria da qualidade de vida e de convivência das pessoas; (2) gestão – impactos na eficácia, transparência e descentralização da gestão municipal; (3) política – impactos no desenvolvimento democrático e na cidadania, expansão do capital social e resgate da identidade local.
 
            Ressalta-se que a criação do Observatório se insere no contexto maior referente aos objetivos do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) da Rede 3 – Urb-Al e da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Com efeito, no que concerne aos objetivos do OIDP, o Observatório proporciona informações e estudos que permitem conhecer e avaliar comparativamente a qualidade do desenvolvimento das múltiplas formas de democracia participativa. No que concerne aos objetivos da CGLU, a criação do Observatório vai ao encontro do compromisso desta organização, que representa 100 mil cidades de todos os continentes, quanto ao cumprimento das metas do milênio da ONU para 2015.
 
             O Observatório é um espaço da cidade, para a cidade, construído em parceria com os atores sociais que agregarão conhecimento, pesquisas e produtos. 
 
 
Equipe do ObservaPOA

Anna Luiza Surita Duarte - Professora
Liane Rose R.G. Bayard N. Germano - Professora
Lisandra Canez Drower - Estagiária de Publicidade e Propaganda 
Lucas Machado Figueiredo - Assistente Administrativo
Marcos Alexandre Cruz - Assistente Administrativo
Rafael Augusto Braga  - Estagiário de Geografia
Rebeca Kuhn Silveira - Estagiária de Jornalismo
Rodrigo Coster - Estatístico
Rodrigo Rodrigues Rangel - Sociólogo




              Projeto do Observatório

              ObservaPOA - 10 Anos de Informação
 


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis